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Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Ladrilhos Hidráulicos, Produtos de Cimento, Fibrocimento e Artefatos de Cimento Armado de Curitiba e Região

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Limitação do sistema complica a vida de quem precisa do seguro-desemprego em Curitiba

por Luisa Nucada

Keila Santos de Oliveira, de 28 anos, chegou a cogitar uma viagem a Guaratuba, no litoral do Estado, para agendar a solicitação do seguro desemprego. Ela tentava conseguir um horário para requerer o benefício na Agência do Trabalhador de Curitiba desde março, sem sucesso. “Entrava no site todos os dias de manhã cedinho, fazia plantão na frente do computador, e nunca conseguia. Aparecia a vaga e já sumia.” Depois de mais de três meses de tentativas frustradas, pensou em se deslocar até a cidade praiana ao saber que lá o agendamento era feito presencialmente. “Mas aí finalmente consegui pela internet, na semana passada‘, conta.

Ex-atendente de telemarketing, Keila estava quase perdendo o direito ao benefício, válido se requerido até 120 dias após a demissão. O caso dela não é único. São muitos os relatos de dificuldades na hora de pedir o seguro. “Estou há exatos 60 dias tentando este agendamento, não há vagas nunca, todos os dias acordo supercedo pra aguardar a abertura das vagas que não existem, as únicas disponíveis são na cidade de Cascavel, ou seja, a 600 quilômetros de Curitiba. É uma tremenda falta de respeito com os trabalhadores”, desabafou o leitor Rafael no site dos Caçadores de Notícias. A leitora Keitty Sullivan também enfrenta o problema. “Estou tentando já há três semanas e nada de vagas, e quando acontece o milagre de abrir uma vaga o sistema trava na segunda etapa. Isso é jogada para as pessoas desistirem do seu direito.”

Adriana Fátima Calixto, 37, também conseguiu o agendamento em cima do laço. Demitida do emprego de vendedora em março, ficou procurando trabalho e deixou para requerer o seguro só no final de junho. Por sorte, a demora não foi tão grande. “Consegui depois de 15 dias tentando”, diz.
Excesso de demanda

A Agência do Trabalhador de Curitiba faz de 700 a 800 atendimentos diários, entre solicitações de seguro desemprego e intermediação de vagas de emprego. De acordo com o diretor do Departamento do Trabalho da Secretaria da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos (Seju), Jorge Leonel, as dificuldades no agendamento se devem à grande demanda. “O motivo principal desse problema é o excesso de pessoas acessando o sistema ao mesmo tempo. É um sistema nacional no qual fazemos adaptações, mas são muitas consultas simultâneas”, explica.

De acordo com ele, o desemprego agravado pela crise econômica tem gerado uma sobrecarga dos serviços. “São 12 milhões de desempregados no Brasil, Curitiba não é uma ilha, um milhão desses desempregados deve estar por aqui. Até junho deste ano, estávamos recebendo uma média de 3,5 mil novas solicitações do seguro por mês”, conta.

Novo sistema

Para reduzir os problemas, o Departamento do Trabalho está integrando as vagas das agências da capital e da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). “Vamos trabalhar com uma mesma agenda integrada. O trabalhador vai poder ver onde tem vaga e se deslocar a Colombo ou Araucária, por exemplo, para solicitar o seguro. Porque se depender da agência de Curitiba, vai demorar 70, 80 dias para agendar”, avisa.

Por volta de 20 de julho, prevê o diretor, já haverá condições de acessar o sistema integrado, que deve ampliar o atendimento de 20% a 30%. Aumentar a capacidade operacional da agência da capital não é uma alternativa, de acordo com ele. “Com a demanda que temos hoje, teríamos que colocar pelo menos 200 pessoas a mais para trabalhar, temos um limite prudencial. Não há a menor possibilidade, por questões orçamentárias e legais.” Foram deslocados funcionários de outras secretarias para atuarem na agência, em uma força-tarefa.

Como agendar?

Para o agendamento da solicitação do seguro, está sendo dada prioridade a quem está na fila, com o prazo por vencer. “Eliminando essa demanda reprimida, conseguiremos voltar ao atendimento normal.” O diretor acredita que as demissões irão se estabilizar, já que as entidades sindicais têm priorizado a manutenção dos postos de trabalho em lugar do reajuste, nas negociações com o patronato.

Até dois meses atrás, o agendamento tanto pela internet quanto presencial, na Agência do Trabalhador, era feito somente às quintas-feiras. Agora, a marcação do atendimento é realizada diariamente, somente pela internet, através do endereço: www.aplicacoes.trabalho.pr.gov.br/agendamento.

O trabalhador escolhe a localidade da agência em que quer ser atendido e visualiza as vagas, que são disponibilizadas a partir das 8h, e costumam acabar antes das 8h30. Um funcionário da Agência do Trabalhador revelou que o navegador Google Chrome costuma apresentar problemas e que as pessoas têm mais sucesso com o Mozilla Firefox.

Dados do seguro-desemprego

Média de tempo para agendar atendimento na Agência do Trabalhador : 70 a 80 dias Média mensal de novas solicitações do benefício em Curitiba: 3,5 mil

Fonte: Tribuna – Paraná Online, 8 de julho de 2016.

Fonte: sintracimento.org.br

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