Filiado à:

Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Ladrilhos Hidráulicos, Produtos de Cimento, Fibrocimento e Artefatos de Cimento Armado de Curitiba e Região

Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Ladrilhos Hidráulicos, Produtos de Cimento, Fibrocimento e Artefatos de Cimento Armado de Curitiba e Região

Paraná tem saldo positivo no emprego pelo 2º mês consecutivo

 

O Paraná registrou um saldo positivo de 413 empregos em setembro, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta quarta-feira (26) pelo Ministério do Trabalho. Foi o segundo mês consecutivo de saldo positivo no ano. Em agosto, o Estado já havia registrado uma diferença entre admitidos e demitidos de 533. 

O desempenho marca uma inversão da tendência verificada no ano no Estado e contrasta com os números do Brasil. No país, foram eliminados 39.282 postos de trabalho em setembro. “Houve uma piora no número do Brasil. Em agosto, 13 Estados tinham registrado números positivos. Em setembro, esse número caiu para 10, mas o Paraná se manteve nessa lista”, diz Suelen Glinski Rodrigues dos Santos, economista do Observatório do Trabalho, da Secretaria estadual da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos. Em setembro do ano passado o Paraná tinha registrado um saldo negativo de 8.472 vagas. 

O saldo no mês passado foi impulsionado pela geração de vagas do comércio (996), serviços (525), indústria (457) e agropecuária (237). A contribuição negativa ficou por conta da construção civil, que eliminou 1.792 vagas. O Paraná também subiu uma posição no ranking dos Estados em relação a agosto. Passou de décimo para nono Estado com maior saldo de empregos. 

SUBSETORES

O grande destaque dos últimos dois meses é a retomada das contratações da indústria, um dos setores que mais cortou vagas com a crise econômica. Em setembro, dos 12 subsetores da indústria da transformação, seis apresentaram saldo positivo no Paraná, com destaque para a indústria têxtil, do vestuário e artefatos de tecidos (363), mecânica (167), de material de transporte (93) e metalúrgica (79). “Em agosto alguns setores da indústria já vinham registrando uma retomada das contratações, o que se repetiu, mais uma vez, em setembro”, diz Suelen. 

NO ANO

No acumulado do ano, o saldo de emprego ficou negativo em 21.225 vagas no Estado, mas a tendência é de melhora nos próximos meses. “Isso deve ocorrer principalmente nas atividades de comércio e serviços, por conta das contratações de fim de ano” afirma Suelen. 

Em setembro, o comércio varejista registrou num saldo positivo de 1.097 vagas no Paraná. No setor de serviços, dos seis subsetores, quatro registraram números positivos, com destaque para serviços de alojamento, alimentação, reparação, manutenção e redação (383) e serviços médicos, odontológicos e veterinários (290). 

Entre os municípios com mais de 30 mil habitantes, Foz do Iguaçu teve o maior saldo de vagas, com 312 novos empregos, seguido por Ponta Grossa (294) e Campo Mourão (212).

Fonte: Bem Paraná / ANPR, 27 de outubro de 2016.ANPR, 27 de outubro de 2016.

Fonte: fetraconspar.org.br

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco + 7 =