Maratona reúne mais de três mil em Brasília no 1º de Maio da Nova Central
A Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST) realizou, em comemoração ao Dia do Trabalhador (1º de Maio), uma meia maratona em Brasília. A corrida contou com a participação de mais de três mil pessoas.
A largada da “1ª Meia Maratona Nova Central” ocorreu na Esplanada dos Ministérios, em frente ao Congresso Nacional, e terminou no mesmo local de partida. Os maratonistas receberam uma medalha e os vencedores de cada modalidade, troféus e prêmios em dinheiro. No total, foram mais de dez mil reais em premiações.
A Agência Sindical ouviu o diretor Nacional de Comunicação da Nova Central, Nailton Francisco de Souza. Segundo ele, a corrida foi bastante elogiada pelos participantes, mesmo porque foi novidade em Brasília. “Em menos de duas semanas batemos nossa meta, tivemos mais de três mil inscrições da população em geral e de trabalhadores, principalmente de Servidores públicos”, comenta.
Nailton destaca que a maratona também foi destaque nas redes sociais: “Os participantes fizeram milhares de postagens e movimentaram seus perfis nas redes durante o percurso”.
A corrida principal teve como vencedores masculino e feminino dois quenianos, Elijah Chebonei e Consolta Cherotich, que levaram um cheque de cinco mil reais cada. Na segunda colocação, os brasileiros Jormem Freire Nascimento e Cruz Nonata da Silva e, em terceiro, vieram Sivaldo Santos Viana e Fabiana Cristine da Silva.
José Calixto Ramos, presidente da Central, caminhou no meio da multidão. Ele lamentou o momento difícil vivido pelos trabalhadores, mas se alegrou em ver diversas pessoas reunidas na corrida. "Esse é um momento de festa, os trabalhadores mereciam essa homenagem. Ano que vem esperamos receber mais de cinco mil inscritos. Obrigado a todos os envolvidos na organização", disse Calixto.
Todas as Confederações ligadas a NCST estiveram presentes, Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestres (CNTTT), Confederação dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (Contratuh), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimento de Educação e Cultura (CNTEEC) e a Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB).
De acordo com o presidente da Contratuh, Moacyr Roberto Tesch Auersvald, que também é secretário Geral da NCST, a ideia é dar continuidade ao evento em outras regiões. "Queremos expandir a corrida para outras capitais. Iniciamos com Brasília, mas vamos estudar pelo menos mais duas cidades contempladas no próximo ano", explica Moacyr.
Prova realizada pela Nova Central reuniu mais de três mil em Brasília
Fonte: Agência Sindical, 03 de maio de 2017
Fonte: fetraconspar.org.br