No primeiro dia, Receita recebe quase 250 mil declarações

Hora de preparar a declaração (foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

Até as 17 horas de ontem, a Receita Federal havia recebido 247.536 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física 2018. De acordo com o supervisor nacional do IR, auditor-fiscal Joaquim Adir, a expectativa é de que 28,8 milhões de contribuintes entreguem declaração. O prazo de entrega da declaração vai até 30 de abril.

O programa de preenchimento da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física de 2018, ano-base 2017, está disponível no site da Receita Federal. O prazo para a entrega da declaração vai até as 23h59min59s de 30 de abril.

Está obrigado a declarar quem recebeu rendimentos tributáveis, em 2017, em valores superiores a R$ 28.559,70. No caso da atividade rural, deve declarar quem teve receita bruta acima R$ 142.798,50.

A declaração poderá ser preenchida por meio do programa baixado no computador ou do aplicativo Meu Imposto de Renda para tablets e celulares. Por meio do aplicativo, é possível ainda fazer retificações depois do envio da declaração.

Paraná

No Paraná, a Receita estima que devem ser entregues 1.850.000 declarações. No ano passado foram 1.819 milhão de declarações, superando a estimativa inicial de 1,8 milhão. mas, no total, contando declarações entregues com atraso o número passou dos 1,84 milhão. Deste total, pouco mais de 37 mil cairam na malha fina.

O principal motivo das retenções foi a omissão de rendimentos, o que atingiu 26.512 contribuintes. Despesas médicas (4.421) e dedução de pensão alimentícia (2.737) vieram a seguir.

O pagamento das restituições — para aqueles que tiverem esse direito — devem começar a partir de junho, prioritariamente para grupos especiais, como os idosos. os pagamentos seguem em lotes até dezembro.

Fonte: Bem Paraná, 02 de março de 2018

Fonte: sintracimento.org.br