Veja a lista das cidades que já receberam substitutos de cubanos no Mais Médicos

Governo corre contra o tempo para preencher vácuo assistencial que cubanos deixaram após saída em protesto contra Bolsonaro[fotografo]Ministério da Saúde

Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde divulgou nesta segunda-feira (26) uma lista com 117 municípios que já receberam médicos para substituir profissionais cubanos no novo edital lançado pelo governo para o Programa Mais Médicos, que sofreu um baque depois da retirada de Cuba em protesto contra o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). Ao todo, até agora, já são 224 profissionais de saúde efetivados e em atividade, segundo o Ministério da Saúde (veja lista de municípios abaixo, e quantos médicos cada um recebeu).

O governo não informou se todos os médicos substitutos são brasileiros. O Ministério da Saúde só confirma que todos os efetivados estão devidamente registrados nos respectivos Conselhos Regionais de Medicina ou foram submetidos ao Revalida, o exame nacional de revalidação de diplomas médicos.

>> Bolsonaro diverge de futuro ministro e diz que médico não precisa de exame como o da OAB

O Ministério da Saúde já havia anunciado hoje (segunda, 26) que 97,2% das vagas oferecidas no novo edital já foram preenchidas. Ao todo, 8.278 profissionais estavam inscritos e prontos para serem encaminhados a unidades de saúde para atuação em caráter imediato, com remuneração de R$ 11,8 mil. Cada um dos inscritos tem até 14 de dezembro como prazo para se apresentar ao município escolhido com a documentação exigida (saiba mais sobre os termos do novo edital no site do Mais Médicos).

Em vídeo veiculado mais cedo em suas redes sociais, o presidente Michel Temer (MDB) aparece ao lado do ministro da Saúde, Gilberto Occhi, para festejar os números obtidos pelo novo edital do Mais Médicos. O emedebista disse que seu sucessor, Jair Bolsonaro, não terá problemas no setor de atendimento básico de saúde – o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, por sua vez, estima que, com a saída de mais de 8 mil médicos cubanos do país até o fim do ano, 611 cidades correm o risco de ficar desassistidas.

"Tenho a informação de que mais de oito mil e duzentos médicos já foram selecionados, e estão fazendo as indicações para os municípios aonde pretendem prestar esse serviço. Vejam que nós não vamos deixar esse problema para o próximo governo. Estamos resolvendo, neste momento, um problema que angustia toda a população brasileira, especialmente a população dos municípios brasileiros", discursou Temer.

A maioria dos municípios listados abaixo ainda tem apenas um médico substituto posto à disposição da população. Por ora, a cidade que mais recebeu profissionais de saúde foi Serra, no Espírito Santo, com 13 médicos, seguida pela paraense Santarém (12) e por Porto Velho (RO) e Limeira (SP), ambas com seis médicos a postos para atendimento.

Veja a lista dos municípios contemplados:

AC CIDADE QUANTIDADE DE MÉDICOS
AC Cruzeiro do Sul 1