Produção Industrial cai em 9 de 15 estados, diz IBGE

O IBGE divulgou o desemprenho regional da produção industrial de novembro, que registrou uma variação de 0,1% nacionalmente. Segundo o instituto, nove dos quinze locais pesquisados tiveram variações negativas. A queda mais intensa foi em Goiás -6,2%, Amazonas -3,5%, Rio de Janeiro -2,2%, Pará -1,3%, Bahia -1,2%. Também registraram índices negativos Santa Catarina -0,9%, Espírito Santo -0,8% e Mato Grosso -0,4% ou mesmo a Região Nordeste como um todo, com -0,8%.

São Paulo, com o mais importante parque industrial do pais, e Minas Gerais, outro estado de peso industrial, tiveram variação inexpressiva de + 0,7%, o que não compensa o baixo desempenho geral do setor. Tiveram variação positiva, mas praticamente nula, os estados de Pernambuco com + 1,4%, Paraná com + 1,1%, Ceará com +0,9% e Rio Grande do Sul com +0,4%.

Na comparação com igual mês do ano anterior, a indústria recuou -0,9% em novembro de 2018, com oito dos quinze locais pesquisados apontando taxas negativas.

No acumulado nos últimos doze meses, a indústria avançou 1,8% em novembro de 2018, mas perdeu ritmo frente aos resultados de julho com 3,3%, agosto 3,1%, setembro 2,7% e outubro 2,3%.

Em fevereiro vamos ter os números consolidados de 2018, que não vão sofrer nenhuma variação expressiva do que já temos no acumulado de 12 meses.

Fonte: Portal HP

Fonte: sintracimento@sintracimento.org.br