Congresso entra em ‘recesso branco’; o constitucional começa na sexta (19)

Depois da longa jornada de debates e votações em torno da reforma da Previdência (PEC 6/19), que começou na comissão especial, no dia 4, quando foi aprovada a proposta no colegiado e entrou pela 2ª semana do mês, quando foi aprovado, em 1º turno, o substitutivo do relator, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), a Câmara nesta semana entrou em “recesso branco”.

congresso nacional 13 03 17

O recesso propriamente dito — constitucional — começa de fato na sexta-feira (19). As atividades parlamentares serão retomadas no dia 1º de agosto (quinta-feira). As votações, em 2º turno, da proposta de reforma da Previdência, serão retomadas no dia 6 de agosto (terça-feira).

Interstício

O plenário da Câmara dos Deputados pode votar, nesta segunda-feira (15), requerimento que quebra o interstício de 5 sessões entre a votação do 1º e do 2º turno da reforma da Previdência.

Caso seja aprovado o requerimento, o plenário estará autorizado a iniciar as votações da PEC 6/19 já no início da 1º semana de agosto. Essas votações tendem a ser mais rápidas, pois só cabem destaques supressivos ao texto aprovado em 1º turno.

Reforma Tributária

Nesta semana, o governo pode apresentar detalhes da proposta de Reforma Tributária. O secretário da Receita Federal, Marcos Cintra, pode ir ao Senado para falar sobre a proposta de Reforma Tributária do governo.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou, no dia 22 de maio, a PEC 45/19, do deputado Baleira Rossi (SP), líder do MDB na Casa. A proposta acaba com 3 tributos federais — IPI, PIS e Cofins. Extingue também o ICMS, que é estadual, e o ISS, municipal. Todos esses incidem sobre o consumo. Para tratar do mérito da matéria deverá ser instalada comissão especial no 2º semestre.

Recesso parlamentar

Quarta-feira (17) vai ser o último dia de atividades do Congresso Nacional — Câmara dos Deputados e Senado Federal. As atividades parlamentares serão retomadas a partir do dia 1º de agosto, uma quinta-feira.

Congresso do PT

Na sexta-feira (19), o PT promove ato de lançamento do 7º Congresso Nacional do PT Lula Livre, em São Paulo, às 19 horas.