XXIX SEMINÁRIO FETRACONSPAR 2020

fShare

tradicional_site.png

Programação Oficial  |  Relação de Inscritos

A Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná (FETRACONSPAR), realiza em sua Colônia de Férias em Itapoá/SC, o tradicional Seminário de Dirigentes Sindicais da Construção e do Mobiliário, que este ano está em sua 29ª edição.

As atividades tiveram início às 7h30 com o registro fotográfico dos participantes e, às 8h, com os informes iniciais e sua abertura oficial.

Os trabalhos para a realização do encontro de dirigentes sindicais, começaram há algumas semanas, com reuniões preparativas da Comissão Organizadora e elaboração dos materiais a serem utilizados durante o evento. No domingo (26/01), os kits e as apostilas que serão usados pelos participantes foram distribuídos e já puderam ser conferidos antes das atividades que se iniciaram na segunda-feira (27/01).

DOMINGO 26/01/2020

IMG_8413.JPG

IMG_8412.JPG

IMG_8407.JPG

IMG_8399.JPG

IMG_8397.JPG

IMG_8353.JPG

IMG_8345.JPG

IMG_8327.JPG

IMG_8310.JPG

IMG_8294.JPG

IMG_8272.JPG

IMG_8256.JPG

IMG_8231.JPG

IMG_8227.JPG

IMG_8210.JPG

IMG_8414.JPG

IMG_8211.JPG

Comissão Organizadora se reúne para acertar últimos detalhes

SEGUNDA-FEIRA 27/01/2020

tradicional_site.png

O primeiro dia do Seminário iniciou os trabalhos às 7h30 com o registro fotográfico dos participantes e a filmagem do grito de guerra que é marca de todas as atividades da FETRACONSPAR. Às 8h00, o Presidente em Exercício Reinaldim Barboza Pereira realizou a chamada dos inscritos e iniciou os informes gerais aos presentes. Ao todo, houve 72 inscrições de 38 sindicatos filiados.

IMG_8489.JPG

Reinaldim Barboza (Presidente da FETRACONSPAR)

O Secretário de Formação Sindical da FETRACONSPAR, Altamir Laureano da Silva, deu as boas-vindas aos presentes e convocou a mesa de abertura para suas falas iniciais.

IMG_8522.JPG

Compuseram a mesa o Presidente em exercício, REINALDIM BARBOZA PEREIRAo Secretário Geral, CÉSAR DE OLIVEIRAo Secretário de Finanças, DENILSON PESTANA DA COSTA, o presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Santa Catarina, ALTAMIRO PERDONÁ, o presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário do Rio Grande do Sul, AROLDO PINTO DA SILVA GARCIA, o presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário do Mato Grosso do Sul, JOSÉ ABELHA NETO, o Secretário Geral da FETRACOMA CHile, JORGE HERNANDEZ, o Deputado Federal pelo PDT/PR, GUSTAVO FRUET e o senhor HEVERTON DINIZ, representando o senhor NEY LEPREVOST, Secretário Estadual da Justiça, Família e Trabalho do Paraná.  Após a composição da mesa houve a execução do Hino Nacional Brasileiro.

IMG_8570.JPG

Após um intervalo, teve início às 09h00 a primeira palestra do encontro, com o Deputado Federal GUSTAVO FRUET, com o tema: CENÁRIO POLÍTICO ATUAL E OS DESAFIOS PARA 2020.

IMG_8614.JPG

Deputado Federal Gustavo Fruet

IMG_8646.JPG

Em seguida, às 10h30, foi a vez da palestra ministrada pelo senhor Antônio Augusto de Queiroz, que é Jornalista, Analista Político e Diretor de Documentação do DIAP – Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, com o tema: "DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO MUNDO DO TRABALHO

IMG_8669.JPG

Antonio Augusto de Queiroz

IMG_8691.JPG

Depois do almoço oferecido aos participantes das 12h às 13h30, os trabalhos foram retomados com a palestra "CONSEQUENCIAS PARA O TRABALHADOR COM A NOVA PREVIDÊNCIA"  ministrada pelo palestrante: JOSÉ ROBERTO SODERO VICTÓRIOAdvogado, Pós-Doutor em Bioética, Saúde, Direitos Humanos e Meio Ambiente do Trabalho, Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Mestre em Ciências Ambientais, Professor de Direito do Trabalho, Processo do Trabalho, Direito Previdenciário (benefícios e custeio) e Direito Administrativo e Presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB/SP.

IMG_8731.JPG

Dr. Sodero

IMG_8747.JPG

Em seguida foi realizado o painel com as Federações dos Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, para abordar sobre o Balanço das Negociações Coletivas de 2019 em casa Estado.  Participaram o Presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário  de Santa Catarina, Altamiro Perdoná;  o Presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário do Mato Grossodo SulJosé Abelha Neto e o Presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Rio Grande do Sul Aroldo Pinto da Silva Garcia.

IMG_8754.JPG

IMG_8770.JPG

José Abelha (FTICM Mato Grosso do Sul)

IMG_8764.JPG

Aroldo Garcia (Rio Grande do Sul)

IMG_8756.JPG

Altamiro Perdoná (FTICM Santa Catarina)

IMG_8793.JPG

A partir das 17h30, começou a CAMPANHA SALARIAL UNIFICADA, com informes e distribuição das comissões, além de apresentação de dados preparados pelo funcionário da FETRACONSPAR, CLAUDEMIR ANDRADE, com indicadores da conjuntura nacional, paranaense e dos setores representados pela federação.

IMG_8798.JPG

Claudemir Andrade

O encerramento dos trabalhos do dia aconteceu às 18h00, para descanso e jantar dos participantes.

IMG_8845.JPG

IMG_8838.JPG

Às 19h os seis inscritos que participam pela primeira vez do seminário, receberam informações sobre atividades que irão realizar

Às 21h, houve a a exibição do documentário "DEMOCRACIA EM VERTIGEM".

CLIQUE ABAIXO PARA ACESSAR AOS ARQUIVOS

– Programação Oficial