Filiado à:

Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Ladrilhos Hidráulicos, Produtos de Cimento, Fibrocimento e Artefatos de Cimento Armado de Curitiba e Região

Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Ladrilhos Hidráulicos, Produtos de Cimento, Fibrocimento e Artefatos de Cimento Armado de Curitiba e Região

Eleições 2020: DIAP entra na campanha por mais mulheres na política

Cumprindo com sua missão institucional o DIAP se aliou a campanha que visa conscientizar e engajar toda a sociedade para o aumento da presença de mulheres nos espaços de discussão política e de tomada de decisões. 

Em meio às eleições municipais que terão seu primeiro escrutínio no dia 15 de novembro, que contou com recorde de candidatas, a Campanha #VEMVoteEmMulheres surge com a proposta de criar cenários mais diversos na política, além de incentivar que as pessoas exerçam seus papéis como cidadãs e cidadãos de maneira consciente. 

Segundo o Mapa Mulheres na Política 2019, um relatório da Organização das Nações Unidas e da União Interparlamentar, o Brasil ocupa a posição 149, dos 193 países pesquisados, no ranking de representatividade feminina no Parlamento. 

Já um levantamento da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, feito em 2016, mostra que as mulheres ocupam 12% das prefeituras de todas as regiões do Brasil e 13,5% dos cargos nas câmaras municipais. Isso em um país que tem quase 52% da população feminina.

Em meio a uma onda de machismo e feminicídio, que por ora toma conta dos noticiários nacionais, a Campanha, que reforça a participação das mulheres em ambientes de decisão, de debates e de construção de políticas públicas se torna um ato de cidadania.

Trabalho em casa

Em meio a Pandamia da Covid 19, o trabalho em casa foi uma rotina para todos, homens e mulheres. Porém, pesquisa revela que as mulheres continuam ainda sobrecarregadas com os afazeres domésticos, o que dificulta sua inserção na política e sua progressão em uma carreira profissional. 

Debater o assunto e criar leis que provoquem uma mudança cultural no pensamento machista da sociedade só poderá ser alcançado com uma maior participação das mulheres e dos grupos subrepresentados nos espaços de poder. 

Eleger prefeitas, vice-prefeitas e vereadoras pode representar o início de uma mudança de comportamento e de postura social necessária para equidade de gênero e melhora da qualidade da nossa sociedade.

Clique aqui e veja o manifesto da Campanha.

https://www.diap.org.br/index.php/noticias/noticias/90071-eleicoes-2022-diap-entra-na-campanha-por-mais-mulheres-na-politica

 

Fonte:sintracimento.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 3 =