País fecha 7 milhões de vagas e termina 2020 com desemprego recorde

Nem informalidade segura mais a taxa de desemprego. Desalento entre os que desistiram de procurar colocação também é recorde.

A construção civil é o setor com maior perda de postos de trabalho segundo a nova PNAD do IBGE Foto: Dênio Simões/ Agência Brasília

A taxa de desemprego no Brasil fechou 2020 com média de 13,5%, a maior da série histórica do IBGE, iniciada em 2012 (7,4%). No ano, o país ficou com 13,415 milhões de desempregados, a 840 mil a mais do que em 2019, e fechou 7,336 milhões de postos de trabalho (-7,9%). Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada na manhã desta sexta-feira (26).

Os números são um banho de água fria no mercado, que aguardava sinais de aquecimento da economia. A PNAD Contínua era aguardada com ansiedade pela Bolsa de Valores. Os indicadores de emprego e renda de dezembro refletem a capacidade de renda atual e futura dos brasileiros e, por isso, devem impactar o mercado hoje.

Com a perda acima de 7 milhões de vagas, o total de ocupados caiu para 86,053 milhões, menor quantidade da série. Foi uma queda disseminada, segundo o IBGE. Por exemplo, o número de empregados com carteira de trabalho assinada no setor privado caiu 7,8%: menos 2,6 milhões, para 30,625 milhões de pessoas. Entre os trabalhadores domésticos, a retração foi ainda maior, recorde de 19,2%, para 5,050 milhões – perda de 1,2 milhão.

A ocupação teve queda acentuada e em período muito curto, com impactos em toda a pesquisa. Pela primeira vez na série anual, menos da metade da população em idade para trabalhar estava ocupada no país. Em 2020, o nível de ocupação foi de 49,4%.