Nordeste e Sudeste dariam vitória a Lula sobre Bolsonaro, diz pesquisa
Conforme levantamento PoderData, petista venceria o presidente no segundo turno por 52% a 32%
por André Cintra O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria o atual mandatário, Jair Bolsonaro (sem partido), por 52% a 32% no segundo turno, se as eleições ao Planalto fossem hoje. É o que aponta a nova pesquisa PoderData divulgada nesta quarta-feira (4) pelo site Poder360.
A grande vantagem de Lula – de 20 pontos – se deve, acima de tudo, a seu desempenho nas duas regiões mais populosas do País. Ele ganha com folga de Bolsonaro no Nordeste (58% a 29%) e no Sudeste (56% a 31%).
Em termos numéricos, Lula também está à frente no Norte, mas a diferença na região (45% a 42%) está dentro da margem de erro – o que indica empate técnico. Bolsonaro, por sua vez, lidera no Centro-Oeste (48% a 38%) e no Sul (37% a 31%).
O nome do governador João Doria (PSDB-SP) foi testado em dois cenários. Ele bateria Bolsonaro num eventual segundo turno por 42% a 32%, mas perderia se o adversário fosse Lula (20% a 49%).
A novidade na pesquisa foi a inclusão do apresentador José Luiz Datena (PSL) entre os candidatos. Contra Bolsonaro, haveria empate – os dois marcam 34%. Datena, porém, seria derrotado por Lula, que tem hoje mais que o dobro das intenções de voto (51% a 25%).
O PoderData ouviu 2.500 eleitores por telefone, em 491 municípios de todos os estados brasileiros, nos dias 2 a 4 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Fonte: VERMELHO
Fonte:sintracimento.org.br