Lula é o político com melhor imagem positiva do país, diz pesquisa Atlas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o líder político do país com a melhor imagem positiva, segundo levantamento da pesquisa AtlasIntel /Bloomberg. Os dados divulgados nesta quinta-feira (22) apontam que, em janeiro deste ano, 49% da população o avaliam positivamente.
Em dezembro do ano passado, esse percentual era de 46%, ou seja, uma alta de três pontos percentuais na sua avaliação. O presidente tem 50% de estimativa negativa.
O vice-presidente Geraldo Alckmin, a ministra Simone Tebet (Planejamento) e o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) vêm em seguida com 45%. Os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Marina Silva (Meio Ambiente) aparecem com 44%.
Ainda figuram na pesquisa o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (44%), o ex-presidente Jair Bolsonaro (44%) e a ex-primeira-dama Michele Bolsonaro (43%).
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que tem 39% de avaliação positiva, possui 57% de estimativa negativa, ou seja, o maior percentual entre os que pretendem disputar a eleição presidencial deste ano.
No final da lista estão os presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), ambos com aprovação positiva de apenas 2% e reprovação de 87% e 85%, respectivamente.
Segundo a pesquisa, Lula possui 48,7% de aprovação contra 50,7% de desaprovação, praticamente os mesmos percentuais do levantamento de dezembro, quando 50,7% desaprovavam e 48,8% aprovavam.
Primeiro turno
No levantamento sobre intenções de votos, divulgado nesta quarta-feira (21), a pesquisa Atlas/Bloomberg confirma liderança de Lula em patamares próximos de uma vitória no primeiro turno nos cenários testados, enquanto a oposição se articula em candidaturas variadas.
Flávio Bolsonaro teve crescimento desde dezembro, atingindo 35%, enquanto Tarcísio de Freitas manteve 28% e Michelle Bolsonaro tem 31%.
“O presidente Lula começa 2026 com uma aprovação no mesmo patamar desde novembro de 2025: com desaprovação levemente acima da aprovação (50,7% contra 48,7%), em um cenário de estabilidade”, avalia a pesquisa.
VERMELHO
Fonte:sintracimento.org.br