TRT-3 mantém justa causa a empregada que ofendeu colega: “cabelo para lavar vasilhas”

Justa causa

O relator enfatizou que, mesmo na ausência de denúncias formais, comportamentos como o ocorrido não devem ser tolerados, apelando para a necessidade de um ambiente laboral respeitoso.

Da Redação

A 9ª turma do TRT da 3ª região confirmou a validade da demissão por justa causa de uma funcionária de um supermercado que dirigiu ofensas a uma colega de trabalho. A decisão reforma a sentença inicial que havia considerado a conduta inadequada, mas não grave o suficiente para justificar a aplicação da pena máxima.

A trabalhadora havia sido dispensada por justa causa após proferir comentários ofensivos sobre o cabelo de uma colega, insinuando que o utilizaria para lavar louças em sua residência. A vítima registrou boletim de ocorrência e, posteriormente, ajuizou ação trabalhista buscando a reversão da justa causa e o recebimento das verbas rescisórias.

Em primeira instância, o juiz considerou que, embora a linguagem utilizada pela autora da ofensa tenha sido inapropriada e potencialmente ofensiva devido à conotação racial, não havia provas suficientes para caracterizar o ato como racista ou grave o suficiente para justificar a justa causa.

No entanto, o desembargador Weber Leite de Magalhães Pinto Filho, relator do recurso interposto pelo supermercado, conduziu o entendimento da turma julgadora em sentido contrário.

Para o relator, a gravidade da conduta, demonstrada pelas provas testemunhais e pelo boletim de ocorrência, aliada ao histórico de advertências da funcionária por comportamento inadequado no ambiente de trabalho, justificavam a aplicação da justa causa. O magistrado ponderou que a ausência de denúncias formais não implica na aceitação ou tolerância por parte da empresa em relação a tais comportamentos.

O desembargador ainda fundamentou sua decisão no art. 482, “j”, da CLT, que prevê a justa causa para rescisão do contrato de trabalho por ofensas verbais ou físicas no ambiente laboral.

A decisão final reformou a sentença de primeiro grau, reconhecendo a legalidade da demissão por justa causa e afastando a condenação da empresa ao pagamento das verbas rescisórias.

O Tribunal omitiu o número do processo.

Com informações do TRT da 3ª região.

Migalhas: https://www.migalhas.com.br/quentes/415397/trt-3-mantem-justa-causa-a-empregada-que-ofendeu-colega