Filiado à:

Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Ladrilhos Hidráulicos, Produtos de Cimento, Fibrocimento e Artefatos de Cimento Armado de Curitiba e Região

Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Ladrilhos Hidráulicos, Produtos de Cimento, Fibrocimento e Artefatos de Cimento Armado de Curitiba e Região

As lições de Thomas Edison.

por Adriane Werner

O inventor americano foi também autor de dezenas de frases de impacto citadas até hoje e que valem por verdadeiras aulas de comportamento profissional. Selecionei alguns exemplos para pensarmos juntos:

“Nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais certo de vencer é tentar outra vez.”
Essas frases, que poderiam render páginas e páginas de comentários, são de Thomas Edison, o norte-americano que, entre milhares de inventos, criou a lâmpada elétrica, o gramofone e o microfone. Edison é considerado o maior inventor de todos os tempos. A ele são atribuídas mais de 1300 patentes.
A lâmpada, por exemplo, foi resultado de inúmeras tentativas frustradas, ao que ele respondia:

“Nunca falhei. Apenas descobri 10 mil maneiras que não funcionam.”
Edison tornou-se notável não apenas porque foi mais um americano excêntrico que se dedicou a inventar coisas que muitos achavam que não teriam utilidade, mas principalmente porque foi uma pessoa da visão, uma pessoa persistente e que sabia onde poderia e onde queria chegar.
Até hoje, Edison nos ensina o quanto é preciso persistir, especialmente naqueles momentos em que nada parece dar certo, em que o mundo parece estar contra nós. Aí é o momento de lembrar que ele disse também:

“Qualquer homem pode alcançar o êxito se dirigir seus pensamentos numa direção e insistir neles, até que aconteça alguma coisa”.
Quem nunca ouviu a célebre

“talento é 1% inspiração e 99% transpiração”?
Pois é… é dele também!
Para quem acha que veio para a vida a passeio, que basta esperar a sorte, ele aconselha: “Aprenda a confiar em si mesmo e aprenderá o grande segredo da vida”, e, de quebra, acrescenta:

“Nunca fiz nada que valesse a pena por acidente; nem nenhuma de minhas invenções aconteceu por acidente; todas aconteceram por meio de muito trabalho”.
Mas para aqueles que levam a vida muito a sério, Edison lembra que o melhor caminho é descobrir o que você realmente gosta de fazer… aí a vida vira uma festa:

“Nunca trabalhei um dia em minha vida — era sempre uma diversão.”
Pra quem pensa em desistir quando aparecem os primeiros obstáculos, o lembrete é o seguinte:

“O maior elogio que ouvi em toda a minha vida de inventor foi: ‘Nunca vai funcionar’“.
E ainda diz que, assim, poderemos até ser grandes como ele foi:

“Gênio é aquele que tem uma grande paciência.”

Adriane Werner. Jornalista, especialista em Planejamento e Qualidade em Comunicação e Mestre em Administração. Ministra treinamentos em comunicação com temas ligados a Oratória, Media Training (Relacionamento com a Imprensa) e Etiqueta Corporativa.

Fonte: Bem Paraná, 27 de junho de 2016.

Fonte: sintracimento.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 3 =