Brasil cria 249 mil vagas formais de emprego no melhor agosto em dez anos

Informações foram divulgadas pelo Ministério da Economia nesta terça (30). No acumulado dos oito primeiros meses do ano, porém, país registra perda de quase 850 mil vagas.

Por Alexandro Martello, G1 — Brasília

A economia brasileira gerou 249.388 empregos com carteira assinada em agosto, informou nesta quarta-feira (30) o Ministério da Economia.

Segundo o governo, o resultado foi "puxado pelo aumento das contratações que seguem em tendência de crescimento desde maio".

No mês passado, foram contratados 1.239.478 trabalhadores formais, e demitidos 990.090.

Esse foi o segundo mês consecutivo de geração de empregos formais e, também, o melhor resultado para meses de agosto desde 2010 ou seja, em dez anos.

No acumulado dos oito primeiros meses deste ano, porém, as demissões superaram as contratações, e o país registra o fechamento de 849.387 vagas de emprego formais.

As demissões refletem o impacto da pandemia do novo coronavírus no mercado de trabalho brasileiro, que empurrou a economia mundial para uma forte recessão.

Distribuição regional

De acordo com o Ministério da Economia, foi registrada criação de vagas formais nas cinco regiões do país no mês passado.

• : +104.702 vagas
  • : +62.085 postos
  • : +42.664 vagas
  • : +22.272 postos
  • : +17.684 vagas

Ao mesmo tempo, ainda segundo dados oficiais, todos os estados, e o Distrito Federal, registraram saldo positivo em agosto. São Paulo liderou a abertura de vagas, com 64.552 postos, seguido por Minas Gerais (+28.339 vagas) e Santa Catarina (+18.375 postos formais).