67% dos instrumentos normativos com data base até outubro já foram concluídos

Radar Convenções Coletivas da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), realizado por meio da sua comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT), indica que da última edição (outubro/2020) até o começo de novembro foram firmados 2 novos instrumentos normativos, sendo um relativo à data base abril e 1 relativo à data base maio. Assim, do total de 51 negociações com data base entre janeiro e outubro, concluíram-se 34, o que significa 67% do total.

A edição de novembro contempla informações sobre as negociações referentes às datas-base de janeiro a outubro de 2020, cujas convenções coletivas ou aditivos tenham sido celebrados até outubro deste ano.

De janeiro a outubro de 2020, 32 instrumentos que tratam de reajustes salariais foram firmados e dois sindicatos já tinham previsão de reajuste correspondente à variação do INPC, em janeiro e maio de 2020. Dos 34 reajustes salariais analisados, 15 foram iguais à inflação (variação do INPC), 6 acima; 8 foram abaixo da variação do INPC e em 5 convenções assinadas não foi concedido reajuste para salários acima do piso.

O radar também indica aumento no número de negociações coletivas concluídas e traz informações sobre:

Tempo médio de negociações para a celebração dos instrumentos normativos.

• Negociações por regiões
  • Reajustes salariais
  • Ganho real
  • Reajustes diferenciados por faixa de salário
  • Pisos salariais
  • Principais Benefícios

Convenções Coletivas

O Radar Convenções Coletivas utiliza como critério de análise as convenções coletivas firmadas pelo sindicato associado à CBIC, cuja categoria seja a indústria da construção, que estejam disponibilizadas no Sistema Mediador da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho ou no sítio eletrônico da entidade empresarial e, ainda, que tenham como abrangência territorial a cidade sede da entidade.

Radar Convenções Coletivas, de periodicidade mensal, tem por objetivo dar um panorama geral dos principais dados extraídos das convenções coletivas firmadas pelos sindicatos associados à CBIC e está disponível no site da entidade.

O informativo integra o projeto ‘Monitoramento de Normativos e Dados de SST/RT – Radar Trabalhista’, realizado pela CBIC, por meio da sua Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT), com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

CBIC: https://cbic.org.br/67-dos-instrumentos-normativos-com-data-base-ate-outubro-ja-foram-concluidos/