“Não podemos permitir ameaças à realização de eleições”, dizem parlamentares em manifesto

Por Congresso Em Foco

Manifesto assinado por 96 lideranças da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS), entre deputados, senadores, prefeitos e vereadores, defende a segurança da urna eletrônica e o respeito ao resultado das eleições como pilar da democracia. O texto é divulgado na véspera da Câmara votar a PEC do voto impresso.

O conteúdo deste texto foi publicado antes no Congresso em Foco Insider, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, entre em contato com comercial@congressoemfoco.com.br.

Os signatários reiteram que a urna eletrônica é auditável e que, em 25 anos, não se comprovou nenhuma fraude eleitoral.

“Mais do que propor o modelo impresso, estamos enxergando nesse movimento uma forma de desqualificar e deslegitimar o nosso sistema eleitoral e, com isso, atacar as bases da democracia, que tem na alternância de poder e no sigilo do voto seus princípios elementares, tanto quanto a realização de eleições regulares e o cumprimento das regras constitucionais”, diz o manifesto.

As lideranças afirmam que ameaças às eleições não podem ser permitidas e que a democracia só existe se as regras valerem para todos.

“Aqueles que buscam desqualificar nosso sistema de votação, questionam a lisura de nossas eleições e a colocam em risco, sob qualquer argumento, em um único objetivo: tumultuar a vida política do país, atentar contra a legalidade institucional e tentar justificar a não aceitação de qualquer resultado eleitoral que não lhes seja favorável”, afirmam.

Leia a íntegra do manifesto

Congresso em Foco