Dívidas com cartão de crédito caem pela 2ª vez consecutiva, revela Serasa
Além da queda nas dívidas com cartão de crédito, dívidas com banco também sofreu queda pelo segundo mês consecutivo
Fernanda Strickland
O Mapa da Inadimplência da Serasa apontou que o setor de bancos e cartões contabilizou nova queda. Com diminuição de 0,24 pontos percentuais (p.p) em relação ao valor registrado em julho, esse é o percentual mais baixo deste ano para o segmento, representando 29,29% das pendências entre os inadimplentes no mês de agosto.
Desde janeiro desse ano, os bancos e cartões de crédito, principal motivo para o endividamento no Brasil, contabilizaram redução de 0,32 p.p.
Em contrapartida, dívidas referentes às contas básicas de água, luz e gás representaram crescimento mais significativo, com aumento de 0,53 p.p. sobre o mês anterior. Com a nova alta da inadimplência, o número de brasileiros que não consegue pagar as contas voltou a subir em agosto, depois de dois meses de quedas consecutivas.
Entre as principais dívidas, contas básicas representam o maior crescimento
Perfil da inadimplência
Ao todo, são 71,74 milhões de inadimplentes no país e 320 mil novas pessoas nessa situação, em relação ao número registrado em julho. Desse total, 50,4% são mulheres e 49,6% são homens. As faixas etárias mais afetadas são de 41 a 60 anos de idade (35%) e de 26 a 40 anos de idade (34,5%).
O setor de utilities, ou seja, contas básicas de água, luz e gás, apresentaram crescimento de 2,97 p.p desde o início deste ano: representando 24,47% das dívidas, este é o maior valor da série histórica, divulgada pela Serasa a partir de janeiro de 2019.
CORREIO BRAZILIENSE
Fonte:sintracimento.org.br