Divisão do lucro histórico do FGTS será decidida hoje: quanto o trabalhador vai receber?
No ano passado, houve a decisão de distribuir 99% do lucro registrado em 2022
Por Daniel Cristóvão, Valor Investe — São Paulo
O Conselho Curador do Fundo de Garantia realiza, nesta quinta-feira (8), a reunião extraordinária em que vai deliberar sobre a distribuição do lucro do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), que foi o maior da história em 2023; R$ 23,4 bilhões.
Inicialmente, a reunião estava prevista para o dia 6 de agosto.
No ano passado, houve a decisão de distribuir 99% do lucro registrado em 2022 dividida proporcionalmente entre os cotistas. Em 2022, o lucro foi de R$ 12,7 bilhões. O total foi compartilhado entre 132 milhões de contas.
Todos os trabalhadores que tinham saldo no FGTS em 31 de dezembro vão receber uma fatia do lucro de 2023. O valor será proporcional ao saldo existente nesta data.
A previsão é do depósito dos valores ser feito até o fim de agosto.
Posso sacar o dinheiro que será depositado do lucro do FGTS?
O dinheiro extra’ do FGTS segue as mesmas regras de qualquer valor que o trabalhador tenha em contas do FGTS: só pode ser sacado em situações específicas previstas em lei.
O lucro do FGTS se incorpora no saldo total e só poderá ser sacado pelo trabalhador em caso de demissão sem justa causa, financiamento da casa própria e para o tratamento de doenças graves.
No site oficial do FGTS, você pode ver como e onde sacar o dinheiro em cada caso e quais são os documentos necessários.
Como consultar o saldo do FGTS?
Os trabalhadores podem consultar o saldo do FGTS por meio do aplicativo do FGTS, disponíveis para as plataformas Android (Google) e iOS (Apple) ou pelo Internet Banking da Caixa.
No aplicativo FGTS, você precisa baixar o app, selecionar a opção “cadastre-se” e preencher todos os dados solicitados: CPF, nome completo, data de nascimento e e-mail. Depois, deve cadastrar uma senha de acesso, numérica, com seis dígitos.
Para quem já usava o aplicativo, pode repetir o mesmo número de senha que usava antes. Se você é cliente da instituição financeira, pode acessar o extrato do FGTS no internet banking no computador ou no aplicativo Caixa pelo celular ou tablet.
Depois será preciso informar a senha da internet, que é a mesma senha que o trabalhador usa para acessar seu extrato no site da Caixa. Caso não lembre, terá de escolher entre recuperar ou cadastrar nova senha.
Vencida a etapa senha, o sistema pede que o usuário informe um número de telefone celular para envio de informações por SMS.
VALOR INVESTE
Fonte:sintracimento.org.br