Filiado à:

Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Ladrilhos Hidráulicos, Produtos de Cimento, Fibrocimento e Artefatos de Cimento Armado de Curitiba e Região

Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Ladrilhos Hidráulicos, Produtos de Cimento, Fibrocimento e Artefatos de Cimento Armado de Curitiba e Região

Confiança cai em 18 setores industriais em outubro, diz CNI

Segundo os dados da Confederação Nacional da Indústria, o otimismo dos empresários também diminuiu entre os empresários de quatro das cinco regiões do país

Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) caiu em 18 dos 29 setores da indústria, em outubro. Nos 11 segmentos restantes, a avaliação dos industriais subiu. É o que mostra levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgado nesta terça-feira (29/10).

No recorte geográfico da pesquisa, a confiança só não recuou no Norte. No Nordeste, diminuiu 1 ponto; no Sul, 0,8; no Centro-Oeste, 0,6; e no Sudeste, 0,5 ponto. Apesar disso, o Icei de todas as regiões permanece acima da linha divisória de 50 pontos.

Para Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI, a queda disseminada do otimismo entre os industriais pode ser explicada pela alta da taxa de juros pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central.

“Esse é o primeiro levantamento da confiança do empresário depois da elevação da taxa Selic, que ocorreu em setembro. A queda disseminada da confiança entre os setores, em outubro, pode refletir essa mudança”, avalia.

Número de setores

Em três dos 18 setores industriais nos quais o Icei diminuiu, o resultado foi suficiente para que eles regredisse para falta de confiança. São eles: produtos de minerais não-metálicos, biocombustíveis e móveis. Com isso, o número de setores otimistas caiu de 26, em setembro, para 23 em outubro.

Por outro lado, o setor de serviços especializados para a construção migrou de falta de confiança para confiança, graças à melhor avaliação de seus empresários registrada em outubro. Agora, cinco setores industriais demonstram pessimismo.

Nas pequenas indústrias, o indicador de confiança dos industriais ficou estável (-0,1 ponto). Já nas empresas médias, diminuiu 0,7 ponto na passagem de setembro para outubro, enquanto nas grandes, caiu 0,8 ponto. O levantamento ressalta que a confiança continua positiva em todos os portes.

CORREIO BRAZILIENSE

https://www.correiobraziliense.com.br/economia/2024/10/6975826-confianca-cai-em-18-setores-industriais-em-outubro-diz-cni.html

 

Fonte:sintracimento.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 3 =